Importância da gestão ambiental
Atualmente a preocupação com o meio ambiente é fundamental para as empresas que disputam uma fatia no mercado internacional.
Preocupações que há algumas décadas não eram tão importantes para a escolha de produtos de certos segmentos, fazem hoje tanto o consumidor quanto o produtor repensarem alguns conceitos em todo o processo de desenvolvimento.
A gestão ambiental, tem preocupações como sustentabilidade, preservação do meio ambiente, qualidade, responsabilidade social, mudança de paradigmas e sobretudo maiores ganhos a longo prazo.
Contudo para que uma empresa realmente esteja com a Gestão Ambiental implantada, ela deverá passar por longos processos de avaliações, mudanças, auditorias, procedimentos contínuos para que conclua o processo de certificação Internacional chamada ISO 14000.
O Brasil hoje ainda tem sérios problemas ambientais e está longe de ser um país "politicamente correto", pois desde seu descobrimento em 1500, a política econômica predominante era a do extrativismo, inicialmente com a exploração do Pau – Brasil, que hoje está ameaçado de extinção.
Porém, desde a década de 70,o país têm mobilizado profissionais liberais, ,Ministérios, Ongs, em prol da importância da Gestão Ambiental e desenvolvimento sustentável em todo planeta, mostrando a importância para cada cidadão o valor que a Natureza proporciona.
Movimentos como a ECO 92, fizeram com que o despertar ecológico iniciasse no Brasil, pela divulgação pela Tv, que é um grande veículo de informação para todas as classes sociais.
Além disso, projetos como o Projeto Pomar, desenvolvido entre o Governo Estadual de SP E o Jornal da Tarde,estão revitalizando os Rios Pinheiros, e sobretudo "apagando" o tom cinza da poluição diária dos milhares de veículos que trafegam por ele.Existem outras empresas que se preocupam com o meio ambiente e tem feitos sua parte para que as fontes naturais antes inesgotáveis , tenham sua vida prolongada assim como a nossa também.
A gestão ambiental também