Currículo no ensino fundamental
Neste trabalho iremos conhecer o currículo escolar com os olhos de uma professora do ensino fundamental, a Professora X faz parte do quadro de professoras de uma escola bem localizada na periferia de Curitiba, no decorrer do trabalho é necessária a discussão sobre o que é o currículo e quais são seus autores e como ele faz parte do processo de aprendizagem.
O currículo e a visão da docência sobre ele
Currículo é um artigo importante na construção do conhecimento pois é norteador para o desenvolvimento do trabalho docente, dentro da pesquisa realizada a professora X relatou que o currículo é:“ Documento norteador da ação pedagógica que define assuntos essenciais para cada etapa(ano), visando o que se pretende atingir com os alunos, que tipo de homem e sociedade se pretende formar.” Grundy (1987) apud Sacristan (2000) que analisa o currículo como: O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas.
Neste entendimento o currículo torna-se a organização dos saberes que poderão levar o estudante a construção do seu ser histórico social, mas é crucial compreender que ele se trata sim de um instrumento que visa a construção da identidade do estudante.
Dentro dessa perspectiva é necessário que haja uma gestão participativa na construção do currículo, pois é dessa forma que acontece a cidadania, no entanto conforme a resposta da professora entrevistada isso não acontece pois quem tem elaborado o currículo da escola é a equipe pedagógica. A prefeitura de Curitiba envia um modelo para que a escola possa fazer adequações de acordo com a sua realidade, após a escola reenvia para que a mantenedora dê o parecer favorável ou não as alterações, também deve-se lembrar que o currículo é baseado no Projeto Político Pedagógico.
As bases