Relação dos direitos civis, políticos e sociais relacionando com o currículo a ser trabalhado principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
A escola constitui a principal e, muitas vezes, a única forma de acesso ao conhecimento sistematizado para grande maioria da população. Esse dado aumenta a responsabilidade do Ensino Fundamental na sua função de assegurar a todos a aprendizagem dos conteúdos curriculares capazes de fornecer os instrumentos básicos para a plena inserção na vida social, econômica e cultural do país. Nessa perspectiva, os direitos civis, políticos e sociais, se encontram empregados na realização do currículo escolar e em todos os desdobramentos da conduta de uma escola.
Pelo leque de campos atingidos pela educação, ela tem sido considerada, ora como síntese dos direitos civis, políticos e sociais, ora como fazendo parte de cada um desses direitos. Os direitos civis se referem á liberdade de opinião e de crenças, ao direito á privacidade, e o direito á defesa diante de uma acusação.
Os direitos políticos referem-se, ao direito ao voto, ao direito de participar do processo publico social, o direito a educação, o direito de conhecer e lutar por seus direitos. E os direitos sociais, que depende da ação do estado para se concretizarem e da reivindicação do cidadão para fazer valer esses direitos, o direito a moradia, ao trabalho, ao sistema de esgoto, á saúde e como não poderia faltara, o direito a educação que também é um direito social.
O que incontestavelmente influenciará na construção do currículo de cada escola desde os anos iniciais o ensino fundamental, que não tem como desconsiderar os aspectos dos direitos civis, políticos e sociais que envolvem uma comunidade