A importância do plano de carreira nas organizações
RESUMO: As mudanças no cenário econômico, social e ambiental das últimas décadas exige uma mudança de postura das organizações e dos profissionais em relação ao bem humano nas empresas. O lema do final do século XX era “Ninguém é insubstituível” e isso forçou profissionais de alto desempenho a se aperfeiçoarem constantemente para manterem sua empregabilidade e garantirem a auto sustentabilidade num mundo que exige ganhos mais elevados para manter a sobrevivência. Com isso o estudo apresenta a situação atual que vem transformando o planejamento de carreira, no oxigênio e atrativo das grandes organizações para atrair, integrar, desenvolver, comprometer e reter novos talentos.
PALAVRAS-CHAVES: Plano de carreira. Desenvolvimento. Patrimônio Humano
1. INTRODUÇÃO
O trabalho objetiva relatar aspectos envolvidos na pesquisa científica que tem a preocupação em analisar a importância do Plano de Carreira nas organizações. O intuito da investigação é verificar quais as vantagens para o empregado e empregador no investimento deste plano.
Em desenvolvimento, foram realizadas pesquisas bibliográficas de autores distintos para comprovação de fatos.
O Plano de Carreira incentiva à busca de uma carreira profissional pela pessoa em alcançar objetivos pessoais e profissionais. Dentro de cada organização devido à política adotada em cada empresa todos os profissionais devem estar prontos a aceitar mudanças principalmente em fase de preparação profissional. Há empresas em que a mudança de cargos é necessária para dar sequência no plano de carreira.
Por meio da oferta no mercado de trabalho é que se observa como as pessoas definem a carreira, pois as empresas são um laboratório para expansão de seus ideais. A visualização de sua carreira e potencial, bem como sua comunicação, deve ir além de uma expectativa empresarial ou oferta de emprego, ela deve ser fruto de uma idealização pessoal. Desta forma, o plano de