2 Curriculo Referencia Ensino Fundamental 2013 4
Gerência de Desporto Educacional
Currículo Referência experimental de Educação Física para o Ensino Fundamental
Professor (a), os recortes curriculares que apresentamos foram retirados das matrizes curriculares de Educação Física do Caderno 5 – Reorientação Curricular do 1º ao 9º ano da Série Currículo em Debate - Seduc/GO, de forma a contemplar todos os eixos temáticos.
Para a realização do planejamento algumas expectativas devem ser selecionadas de acordo com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, com a realidade escolar e com o cotidiano das aulas. Deve oferecer momentos que valorizem a cultura local, cultura juvenil, a leitura e produção textual. Tais expectativas devem, também, ser objeto de discussão e adaptadas de acordo com a realidade encontrada.
A orientação metodológica para as intervenções pedagógicas (sequências didáticas) que poderá auxiliar o desenvolvimento e a apreensão crítica dos eixos temáticos e conteúdos básicos do componente curricular Educação Física: esporte, ginástica, jogos, brincadeiras, dança, lutas, sugere que as aulas tenham três momentos:
- Primeiro momento: o conteúdo da aula é apresentado aos estudantes e problematizado, buscando as melhores formas de organização para execução das atividades. Conversa-se com os estudantes sobre as práticas corporais a fim de identificar as possibilidades e os limites de cada um. Nesse diálogo os estudantes esforçam-se em mostrar a vivência cotidiana daquilo que vai ser tratado. Momento em que o estudante mostra sua visão a respeito do conteúdo e, ao mesmo tempo, é desafiado a dizer o que gostaria de saber a mais sobre o tema (GASPARIN, 2005).
- Segundo momento: desenvolve-se as atividades relativas à apreensão do conhecimento. O professor observa as atividades realizadas pelos estudantes e suas diferentes manifestações. É notável o número de situações que podem emergir durante o movimento corporal, sejam elas estimuladas ou então geradas pelos