Tarefa 15 Estudo De Caso
Unidade V- Atividade 15 Estudo de caso Turma: 23
Tutora: Luciana Pereira de Lima
Aluna: Giseli Sampaio de Oliveira
Data: 06/02/2015
Nesta tarefa alisaremos um estudo de caso. O objetivo desse exercício é refletir um pouco sobre quais aspectos do contexto de vida do aluno devemos considerar para estruturar o Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência física. Assim, veja o caso abaixo:
É encaminhado a você, professor, o seguinte aluno: um menino de nove anos de idade morador na zona rural, diagnosticado com paralisia cerebral, com alterações de sensibilidade leve (ou seja, alterações na sensibilidade que não limitam movimentos), apresentando escoliose e dificuldade na fala, mas que mantêm suas funções cognitivas preservadas. E é solicitado que você o avalie e planeje sua inserção escolar.
a. Diante desse caso, quais são as intervenções educacionais possíveis junto a esta criança?
b. Que aspectos do quadro clínico dele devem ser considerados? E quais recursos devem ser solicitados ou criados para suprir as demandas desse aluno?
c. De que forma o processo educacional contribuirá para a qualidade de vida desse aluno?
d. Quais seriam, na sua opinião, as expectativas para o aprendizado escolar?
Referencias Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial. Estratégias e Orientações para a Educação de Alunos que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem relacionadas às condutas típicas. Brasília, 2002a.
BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
LÜCK, Heloisa. Gestão Educacional. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
VECTORE, Célia et alii. Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Unidade III - Mediação pedagógica como