METODOS E TEMPO
Faculdade Anhaguera São Caetano
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Fernando Franco Nascimento
Gustavo Reis
Marcos Felipe
Métodos e Tempos
São Caetano do Sul
2014
Fernando Franco Nascimento
Gustavo Reis
Marcos Felipe
Métodos e Tempos
Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina
São Caetano do Sul
2014
INTRODUÇÃO
Uma gerente na sua Indústria com seus operários e máquinas, terão sempre de procurar com a melhor forma de fazer, ou o melhorar o método de executar as ações que façam parte do objetivo que têm, seja produzir uma peça na indústria, ou qualquer outra situação. A principal razão pela procura constante do melhor método de executar um trabalho é a economia do esforço humano, na mão de obra utilizada, economia de material, economia de equipamentos e instalações.
Para isso iremos abordar um assunto que ira mostrar nossas percas e ganhas no tempo de um trabalho exercido, com isso podemos cria uma estratégia para melhorar nosso serviço efetuado e reduzir custos.
TEMPOS E MÉTODOS
Taylor foi precursor da gestão científica do trabalho e do estudo do tempo e do movimento, ou cronoanálise. Sua carreira teve inicio na companhia de aço Midvale Steel Works como operário, tornando-se mais tarde engenheiro-chefe. Depois foi consultor na Bethlehem Steel Works de Pittsburgh, onde realizou as suas famosas experiências. Fanático da avaliação dos métodos e seus tempos acreditavam que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva (MAXIMIANO, 2004; TOLEDO, 2004). A decomposição de operações possibilita eliminar movimentos inúteis e ainda simplificar, racionar ou fundir os movimentos úteis proporcionando economia de tempos e esforço do operário. A partir disso, determina-se o tempo para execução das tarefas mediante o uso de um cronômetro. MEYERS (1999) diz que Taylor foi a primeira pessoa a usar o cronômetro para estudar o trabalho e, portanto é chamado “Pai do Estudo do Tempo” A cronoanálise