Relat Rio T Cnico Da Visita Realizada No Bairro Serra
Relatório técnico da visita realizada no bairro Serra
Marcos Antonio Vilela Taveira Junior
“FUNDAÇÕES”
Belo Horizonte 2015
A visita a campo realizada na obra da rua Joanésia, no bairro Serra em Belo Horizonte, abordamos vários fatores relacionados á estrutura de fundação, contenção e taludes feitos na obra.
A obra encontra-se em fase inicial, as tabeiras se encontram prontas, estão sendo feitos rentangulões para a fundação, sendo que alguns deles estão concluídos. Para execução da obra observou se que foi preciso realizar a escavação de taludes para regularização do terreno. Estes taludes foi feitos com auxílio da Escavadeira, e sacarias instaladas em sua base para suportar e dar estabilidade.
A metodologia de sondagem utilizada foi a de estaca Strauss, os principais motivos da escolha desta metodologia a segurança e os custos, sua forma de execução trás total segurança para os trabalhadores na obra. Os equipamentos utilizados e sua forma de execução são: Estacas de diâmetro 25 a 55 cm executadas por escavação mecânica, através de balde sonda ou piteira, com uso parcial ou total de revestimento recuperável, e posterior concretagem. É um equipamento simples, constituído por um tripé, tubos, soquete de 300kg, piteira e guincho com motor, seu transporte éde forma simples..
A perfuração é feita através da queda livre da piteira com a utilização de água. O furo geralmente é revestido, quando a profundidade de projeto é atingida, o furo é limpo e concretado, conforme a figura abaixo:
Fig: Retangulão
Durante a concretagem, o apiloamento do concreto e a retirada cuidadosa do revestimento devem ser observados a fim de se evitar interrupção do fuste.
Estas visitas a campo são de fundamental importância para nossa cadeira de fundação,