O que é mediação o para mim
Turma: 23
Tutora: Luciana Pereira de Lima
Aluna: Giseli Sampaio de Oliveira
Data: 12/11/2014
1. Com relação ao papel da escola na vida da criança, quais elementos você apontaria como fundamentais para o processo de desenvolvimento, ou seja, de todos os elementos tratados no texto, qual você considera como fundamental? Responda essa pergunta baseando-se na sua própria experiência e na realidade da sua escola.
Os principais elementos que eu apontaria como fundamentais para o processo de desenvolvimento é em primeiro lugar reconhece-lo como alguém que aprende, explorar os órgãos dos sentidos (visão, audição, o tato, o olfato e o paladar dão sentido a aprendizagem), primar pelas interações sociais e promover uma mediação efetiva.
2. Sobre o conceito de inteligência, qual foi o avanço, ou a maior contribuição para a discussão a partir dos pressupostos de Feuerstein?
Na minha concepção o maior avanço foi estabelecer os doze critérios: intencionalidade e reciprocidade, expansão ou transcendência, mediação do significado, mediação do sentimento de competência e mediação da regulação e controle do comportamento.
3. A partir da conceituação que Feuerstein traz sobre o que é inteligência, quais seriam as implicações para a prática docente?
Para a prática docente o mediador deve planejar antes de agir e garantir o desenvolvimento global – cognitivo, afetivo, motor e social.
4. O que você entendeu sobre o conceito da Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada? Explique, com suas palavras, do que se trata essa teoria e qual é a diferença entre uma interação e a mediação da aprendizagem.
Eu entendi que o conceito da teoria da experiência de aprendizagem mediada é a visão de que todos somos frutos dessas interações sociais e produções culturais, a aprendizagem deixa de ser incidental e passa a ser intencional. Dando ao mediador um maior domínio e responsabilidade.
5. Depois da leitura