CURATELA DOS INTERDITOS
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO
TÚLIO MARCOS, brasileiro, casado, comerciante, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Independência, 1.822, pelo procurador abaixo firmado, conforme instrumento de mandato incluso, com escritório profissional na Rua da República, 1.889, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento jurídico nos artigos 1.177 e seguintes do Código de Processo Civil, expor e requerer o seguinte:
O requerente, conforme faz prova com as certidões inclusas, é irmão de LÍVIO MARCOS, brasileiro, aposentado, o qual é viúvo e não possui ascendentes e nem descendentes.
Há cerca de seis (06) meses o requerido vem demonstrando estar perdendo completamente a higidez mental, razão pela qual já foi internado em estabelecimento especializado, para tratamento de saúde, sem, contudo, apresentar quaisquer sintomas de melhora, face ao estado de insanidade mental que o acometeu, conforme se demonstra com os atestados médicos em anexo.
O requerido é proprietário de diversos bens imóveis que eram por ele mesmo administrados, mas que se encontram abandonados, em face do acometimento da moléstia.
Em razão do exposto, com amparo nos dispositivos legais preambularmente invocados, requer a V. Exa., a instauração de perícia médica, para que constate a insanidade mental do interditando, designando audiência para ouvida do mesmo e inquirição das testemunhas abaixo arroladas.
Requer, outrossim, a intimação do representante do Ministério Público e, ao final, ser declarada a interdição do requerido, com a nomeação do requerente como seu curador, admitido a prestar compromisso na forma legal e a proceder à especialização em hipoteca legal.
Valor da causa: R$ .....
Nestes termos
Pede deferimento
(local e data)
(assinatura do procurador)
Rol de testemunhas:
1. - .....................................
2. - .....................................
3. - .....................................