seguranca wifi
Segurança em Redes Baseadas no Padrão 802.11
Alunos
Ailton Alves – 14003133
Jose Diogo – 14003169
Professor Thiago
O Problema de Segurança em Redes Baseadas no Padrão 802.11
Introdução e Motivação
A comunicação através do padrão conhecido como IEEE 802.11b é uma realidade, principalmente nos grandes centros do mundo. O preço dos cartões de rede caiu bastante e eles, assim como os pontos de acessos e outras interfaces de rede, já podem ser comprados facilmente nos países ricos.
A instalação desses produtos também já é muito simples, e já pode ser feita até por um usuário final que não seja tão leigo.
Existe uma tendência mundial, em crescimento acelerado, de que a informação deve estar presente em qualquer lugar. Os pontos de acesso estão sendo distribuído pelos pontos públicos de grande movimento, e daqui a alguns anos, o cidadão de uma grande cidade vai estar 100% do tempo plugado numa rede, enviando e recebendo dados.
Nesses dois últimos anos a questão de segurança foi muito discutida pelos profissionais e pesquisadores do meio. A evolução é facilmente notada. Nesse relatório vamos enfatizar essa evolução, que ainda está em processo. Ainda é preciso maior divulgação. O usuário final ainda acredita que está seguro porque comprou uma interface de rede de uma empresa de nome conhecido no mercado. As grandes empresas incorporam a seus produtos algumas soluções de segurança, porém deixam de esclarecer que algumas dessas soluções devem ser desativadas quando o comprador deseja interoperatividade com interfaces de outros fabricantes.
WEP e suas vulnerabilidades
O WEP, Wired Equivalent Privacy, foi desenvolvido por um grupo de voluntários, todos membros do IEEE, que queriam dar segurança ao novo padrão de rede que estava surgindo. O WEP foi desenvolvido inicialmente para atender a algumas necessidades, entre elas, as listadas abaixo:
Confiabilidade. O WEP tinha que