Cupcakes
De todos os emails que eu recebo, a grande maioria vem com perguntas sobre esse bolinho que é a febre do momento: o cupcake. Ele é tão bonitinho e gostosinho, que até parece uma coisa difícil de fazer. Mas gente: NÃO É DIFÍCIL Primeiro de tudo: não existe uma receita específica de cupcake – ele nada mais é do que um bolo assado em forminhas de papel e coberto com o glacê ou cobertura da sua preferência. Existem receitas que se prestam mais a serem assadas em forminhas pequenas, ficam mais bonitas, mais redondinhas em cima, mais úmidas – mas de forma geral, a regra (pelo menos a minha) é usar uma receita de bolo gostosa e que você esteja acostumado a fazer. Vamos agora dissecar um “espécime”? (*cara de cientista louca)
Este cupcake foi assassinado em nome da ciência.
Este bolinho eu fiz pra vocês: bolinho de baunilha, cobertura de buttercream de frutas vermelhas e recheio de geléia de frutas vermelhas. Mas poderia ser um bolinho de chocolate, com recheio e cobertura de brigadeiro. Ou até mesmo um bolinho de nozes, recheio de doce de leite e cobertura de marshmallow. Se você abrir seu caderno de receitas (ou o da sua mãe ou avó) aposto que vai encontrar todos os elementos que irão compor sua criação. Segue a minha receita:
Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes) * 1 1/2 xícara de farinha de trigo * 1/2 colher de sopa de fermento em pó * 1 pitada de sal * 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente * 3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar * 1 colher de chá de essência de baunilha * 2 ovos * 3/4 xícara de leite
Material necessário: * forminhas de papel no. 0, ou especiais para cupcakes