Titulo
Por exemplo, num período relativamente pequeno que vai do fim da década de 40 até os dias atuais, nunca se desenvolveram tantas técnicas gerenciais: Redução Downsizieng, Terceirização, Just-in-Time, Gerenciamento da Qualidade Total, Análise de Valor Econômico, Reengenharia... Há de se notar que, com a exceção da terceirização e da reengenharia, essas foram concebidas para fazer de forma diferente aquilo que já era feito. Essas técnicas vieram para de certo modo substituir um modelo que já não vinha mais dando certo, e de modo geral, foram muito bem sucedidas. Contudo, essas não podem ser consideradas técnicas seguras dentro da administração moderna, nessa há de se saber planejar para a incerteza baseando-se em probabilidades.
Tais alterações ocorridas dentro das empresas- para se adaptar a um novo cenário político, econômico e/ou social- são denominadas Mudanças Organizacionais. Para melhor defini-las, é útil saber que o conceito de organização, que vem do grego organon significando instrumento, é a associação humana destinada a viabilizar a realização de objetos predeterminados. Seu conceito foi muito amplamente abordado, sendo que vou destacar 2 conceitos:
Hezog (1991) afirma que Mudanças Organizacionais englobam alterações fundamentais no comportamento humano, nos padrões de trabalho, assim como nos valores em resposta a modificações ou