sem titulo
A redacção científica obedece a normas formais que deverão ser respeitadas. Embora não se determine o uso de uma norma específica, recomenda-se a conformidade a um livro de estilo, como sejam os prescritos pela APA ou ASA ou o Chicago Manual Style. Aí poder-se-á encontrar as respostas para as inúmeras dúvidas que emergem aquando da redacção, nomeadamente quanto à forma a adoptar na citação de determinadas fontes.
No ---, o sistema de referenciação recomendado é o APA. Assim, cremos ser vantajoso que seja este o sistema a ser sugerido aos alunos (em especial Mestrado e Doutoramento) aquando da realização de qualquer trabalho de natureza científica (para além de ser vantajoso para a própria instituição, uma vez que sustenta/reforça a sua identidade, a sua matriz, por outro, possibilita uma maior e mais eficaz familiarização do aluno às regras da escrita).
A título de exemplo, faz-se uma exposição sintética de alguns preceitos formais de redacção:
Espaçamento entre linhas: 1,5
Espaçamento entre parágrafos: 2
Espaçamento entre notas ao corpo do texto: 1
Tipo de fontes: Times New Roman ou Arial
Tamanho das fontes: 12 (Times New Roman), 11 (Arial)
Notas ao corpo do texto: Times New Roman (10) e Arial (9)
Margens: superior: 3 cm; lateral esquerda: 3 cm; lateral direita: 2 cm; inferior: 2 cm
Numeração das páginas: por norma, no canto inferior direito, em numeração árabe, a partir da introdução (nas páginas precedentes dever-se-á usar numeração romana).
Tabelas e figuras: indicação do tipo e número da ilustração, seguido do respectivo título e terminando com a menção da fonte de onde provém a informação.
Template:
Recomenda-se, igualmente, que seja sugerido aos alunos a utilização, com as devidas adaptações (atendendo à natureza do trabalho a desenvolver), do template disponível na Secretaria Digital (template utilizado na elaboração deste documento).
Instruções gerais de formatação:
A redacção