Fundamentos da administração e teorias da administração: ênfase nas tarefas
ADMINISTRAÇÃO COMO HABILIDADE HUMANA
A administração traz em seu significado a inteligência organizacional que apresenta em suas características as seguintes funções: articulação, planejamento, organização, liderança e controle suas operações, com finalidade de alcançarem objetivos e conseguir bons resultados. Ela é uma ciência com princípios bem definidos e um conjunto de conhecimentos científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para conseguir resultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas. A origem da palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar serviço a outro.
A sociedade atual está focalizada nas organizações, pois é por ela que as coisas são feitas, sendo assim a administração é a ferramenta , a função ou o instrumento que se torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir desenvolvimento. Sendo assim, pode caracterizar que a Administração é uma ciência universal, já que ela é necessária em todas as áreas do conhecimento humano e científico, portanto, os cientistas, profissionais liberais, empreendedores, presidentes, políticos e todo tipo de empreendimento social requerem conceitos da Administração para alcançar objetivos.
A administração é a ciência que permitiu um admirável desenvolvimento da humanidade do século passado e gerou aumento da qualidade de vida das pessoas, foi ela que impulsionou e transformou as invenções cientifica em produtos e serviços que estão disponíveis atualmente para a maioria da população, ela contribuiu de uma maneira significativa para a vida cotidiana da sociedade.
A Teoria da Administração (TGA), surgiu com a necessidade de administrar adequadamente as organizações que estavam em desenvolvimento constante e também pela complexidade destas. O TGA, coloca em prática conceitos e ideologias a que diz repeitos as estas