Teoria da administração
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATPS-
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PIRACICABA
2012
ATPS –
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ATPS apresentada, como exigência parcial para a obtenção de nota bimestral da disciplina Teoria da Administração do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, sob a orientação do Profº Antônio Carlos Ferreira.
PIRACICABA
2012
1ª ETAPA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução: Fundamentos da Administração Dentro dessa 1ª etapa iremos abordar os princípios e fundamentos da administração e suas teoria, focando nas concepções de Frederick Taylor.
Desenvolvimento:
Até meados dos séculos XVIII, as empresas se desenvolveram com uma grande lentidão apesar de sempre ter existido o trabalho organizado e dirigido. Somente com a invenção da máquina a vapor e sua aplicação à produção. Surgiu uma nova concepção de trabalho provocando mudanças econômicas, políticas, e sociais. É o período da Revolução Industrial que provocou a substituição do artesanato das oficinas pela Industrialização. É essa mudança ocorrida no início do século XX que exigiu métodos que aumentassem a produção e economizasse mão de obra evitando desperdícios. A teoria da Administração trata do estudo da Administração dessas organizações em geral e das empresas em particular. Começou como uma teoria preocupada e voltada para os problemas imediatos e poucos aspectos, mas foi se expandindo e varia de acordo com as escolas e teorias administrativas. Cada teoria realça e enfatiza um aspecto importante na Administração. A ênfase nas tarefas foi a 1ª fase em que administrar significa planejar e racionalizar as tarefas a serem executadas pelos subordinados. A preocupação básica era metodizar o trabalho operário e melhorar a eficiência do processo produtivo, era estabelecido e previsto como as pessoas deviam executar o seu trabalho diário. A ênfase nas tarefas é uma