Folclore no estado de são paulo
O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a entidade social da comunidade através de suas criações culturais coletivas e individuais. Freqüentemente interligadas, muitas formas musicais, ou seja, só o instrumento ou um canto, são ritmos de dança como: o cateretê, a polca, o maxixe, o lundu, o baião, o samba, o frevo, xaxado, fandango, maracatu a ciranda, batuque, pau de fita, quadrilha, cantiga de roda.
São bem conhecidas as melodias, escravos de Jô, sapo cururu, o cravo e a rosa, ciranda cirandinha, atirei o pau no gato, e etc.
A maior parte das expressões da cultura tradicional paulista tem suas raízes, funda mentalmente, em três grandes vertentes a portuguesa, a africana e a indígena vale lembrar que cada uma das três trouxe influencias dos vários grupos sociais e tribos que as formaram.
Mesmo a cultura portuguesa, aparentemente tão única, também fruto da mistura de vários povos da Península libérica.
-------------------------------------------------
São diversas festas no estado de SÃO PAULO. * Festas Dos Santos Reis; * Carnaval; * Festas Iemanjá; * Festa São Gonçalo; * Festa São Benedito; * Festa Do Divino; * Festa Santa Cruz; * Corpus Christi; * Festas Juninas; * São Cosme e Damião; * Romaria; * Cavalhadas; * Dança De Fitas.
Existem também as lendas. Do Saci Perere, Lobisomem, Curupira, Boi Tatá, Iara, Negrinho Do Pastoreio, Boto Rosa, Caipora, etc.
SACI PERERE:
O saci e um personagem brasileiro, representado atualmente pela figura de um menino negro de uma perna só, que possui um gorro vermelho na cabeça e traz sempre um cachimbo na boca.
No Sul e Sudeste há algumas variações já em SÃO PAULO, apesar de manter as características básicas ele possui um boné em lugar do gorro.
Segundo a crença popular os sacis vivem 77 anos e se originam do Bambu.
E quando morrem ficam em cogumelos venenosos ou em orelhas de pau.
As