O folclore e suas manifestações artísticas dialogando com a educação
João Paulo da Silva Cosmo
RESUMO
Em nosso trabalho pretendemos trazer aspectos importantes sobre folclore, manifestações artísticas e cultura popular, ligando a elas ao fazer em sala de aula, trazendo a definição de folclore, além de algumas manifestações que podem ser trabalhadas com os alunos, como: a quadrilha junina, as danças nordestinas, o maracatu e o reisado de caretas e etc.
Palavras-chaves: Folclore. Educação. Manifestações Artísticas. Cultura Popular.
1 Introdução
Nesse trabalho visamos abordar varias manifestações artísticas ligadas ao folclore e a cultura popular, numa proposta que essas atividades possam ser inseridas no contexto da educação, voltado para educar e para que todos que estejam participando dessas atividades possam conhecer nossa cultura, dando ainda a possibilidade do lazer, do entretenimento e da diversão. Para se melhor entender o folclore no contexto proposto, serão relacionados suas caraterísticas, seus conceitos, e sua relação com a educação.
Manifestação bem especificas faram parte do nosso trabalho, no qual podemos citar: a quadrilha junina, as danças nordestinas (xote, xaxado e baião), o maracatu, o coco, o manero pau, o torém, o reisado, o boi, os pastoris, e a ciranda. A brincadeira de fazer folclore está contida uma serie de valores que no passar dos tempos, foram sendo selecionadas de forma natural por diversas gerações, guardando ajustamento à época e ao meio, no qual tem figuras em destaque em todo o nosso estado do Ceará, que são os mestres da cultura, pessoas impares que nesse passar do tempo perpetuaram o fazer folclórico com muita dedicação e amor pela cultura.
O aprendizado dessas manifestações poderá contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser como individuo vivo e participante do contexto cultural seja onde for.
2 Folclore: seus conceitos e suas caraterísticas
Para se atingir os objetivos desse trabalho se