Folclore
A carta em que William John Thoms a palavra folk-lore saiu publicada num 22 de agosto. Então, por decretos, criaram essas datas, Dia do Folclore, Mês do folclore. Criações desse tipo dão a falsa idéia de que folclore só existe em agosto, os professores ficam em polvorosa, todos chegando de férias e preparando aulas às pressas, todos querendo visitar o Museu do Folclore de São Paulo na mesma data, sem lembrar que folclore é cultura do cotidiano e começa na casa de cada um.
Dalva Soares Bolognini (coodenadora do Museu do Folclore de São Paulo)
O QUE SE ENTENDE SOBRE FOLCLORE?
O Folclore é: O conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil o folclore foi resultado da união da Cultura a partir da miscigenação de três povos (Europeu, Africano, Ameríndio). O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mai1s detalhada, por exemplo, no Nordeste na zona Litorânea as presenças das influências indígenas, Portuguesas e negra são que quase igualadas, já mais para o Sertão, a presença da Cultura negra não é muito marcante como no litoral.
Lembrando que as manifestações folclóricas brasileiras, na sua grande maioria são manifestações de caráter de um povo mestiço, ou seja, sofrem influência de diversas raças, mas apresenta características próprias e que também a grande maioria são manifestações completas em caráter