Mares de vida
Já estruturas análogas são quando tipos de estruturaras que tem características semelhantes apenas por exercerem funções parecidas, mas não por se derivarem de modificações de estruturas anteriores. São exemplos de estruturas análogas, as asas das aves e dos insetos, ambas desempenham uma mesma função, mas não são derivadas das mesmas estruturas de seus ancestrais em comum.
Estruturas Divergentes e Evolução Convergente
Estruturas divergentes são quando estruturas homólogas presente em um mesmo grupo de ancestrais não desempenham uma mesma função.
Já na evolução convergente, determinadas estruturas evoluem independentemente em dois ou mais grupos de seres vivos que não tem um ancestral em comum definido.
Indícios Evolutivos
As estruturas homólogas mostram que as estruturas de animais derivaram de outras estruturas, mostrando indícios de outras estruturas e de sua evolução.Os órgãos vestigiais podem ser relacionados pelo seu tamanho, pois são aqueles que em alguns organismos são reduzido e geralmente não tem função mas em outros organismos são maiores e exercem função definida. A importância evolutiva desses órgãos é a indicação de parentesco evolutivo.
As evidencias moleculares podem mostrar indícios de evolução através da estrutura da célula o seu RNA, o DNA. Também sabemos que os gêneses podem ser transcritos em