Cultura e civilização
Todos nós nascemos e crescemos conforme a cultura de nossos pais, que já vem desde a cultura de nossos avôs, bisavôs, ou seja, nossos antepassados. Essa cultura nos influencia de maneira que o que é certo para eles se torna certo para nós, e o errado para eles se torna errado para nós, pois crescemos conforme eles nos educaram na cultura deles. Mas em geral a cultura se torna praticamente a mesma, quando se trata de uma cultura da mesma sociedade.
Por mais que discordamos de alguns costumes e crenças de certa cultura, temos que respeitá-las, por que o que é certo pra mim, pode não ser certo para você, como vimos o exemplo do texto os roedores divinos, nós da cultura brasileira achamos um absurdo eles idolatrarem um rato, um ser nojento, sujo e cheio de doenças transmissíveis, mas temos que respeitar, por que eles acreditam ser um ser sagrado, não podemos influenciar ou tentar mudar a cultura deles.
A Cultura pode ser diferencia ou demonstrada de várias formas, como por exemplo, o jeito de se vestir, falar, gestos expressões, etc. Além da cultura, temos a chamada subcultura que é aquela que mesmo dentro de uma cultura surge outra como, por exemplo, os ciganos, regiliosos, médicos, são padrões de vida que apresentam aspectos importantes e distintos de cultura principal.
A civilização é uma forma das pessoas se relacionarem, pode existir varias civilizações dentro de uma mesma cultura, a civilização na maioria das vezes é para podermos nos relacionar melhor com as pessoas aceitar opiniões diferentes isso é ser civilizado, apesar de existir a civilização muitas pessoas não se importam em ser civilizadas e se tornam etnocêntricas, ou seja, “donas da verdade” não aceitam opiniões, julgam-se as corretas, seus costumes os melhores, seus valores os maiores, e infelizmente existem muitas pessoas etnocêntricas.
Apesar de nós termos uma cultura, costumes, valores em que a acreditamos e de certa forma seguimos, as transmissões de cultura nos