Cultura, civilização e religião
A religião desenvolve também as características de um povo, pois através dela é possível que um povo apresente sua fé, sua crença e seus costumes. Dentre todas as religiões praticadas no mundo, as que possuem maior número de seguidores são: cristianismo, com 2 bilhões de seguidores; islamismo, com 1,2 bilhão; hinduísmo, com 811 milhões; e o budismo, com 360 milhões de pessoas.
Civilização ocidental
A civilização ocidental é herdeira dos antigos gregos e romanos. Dos gregos, recebeu especialmente a filosofia; dos romanos, o Direito e o próprio alfabeto latino. As principais religiões ocidentais são monoteístas (que crêem em um só Deus): o judaísmo e o cristianismo.
Nos dias de hoje, o papel da o papel da religião na cultura ocidental é relativamente pequeno: existe ai um grande numero de pessoas sem religião ou com uma identidade religiosa apenas formal.
Na verdade, o ocidente só passou a conhecer a democracia e os direitos do ser humano quando se libertou do domínio da religião, no século XVIII. A partir daí, passou a predominar um individualismo e a idéia de que o futuro das pessoas pertence a (e é determinado por) elas próprias, as suas ações e opções, e não mais a vontade de Deus.
A concepção de natureza dominante nesta civilização é problemática: o ser humano seria um ser privilegiado e a natureza estaria a seu dispor, existiria para servi-lo. Ate no conhecimento cientifico há uma separação e