Liberdade
Centro Socioeconômico
Curso de Serviço Social
Disciplina: Ética Profissional
Professor: Helder Boska
Acadêmicas: Ana Caroline, Magali Cunha, Maria Eduarda, Patrícia Vieira e Sabrina Ap. de Freitas
Turma: 3339
Introdução
Nosso seminário será voltado para o Primeiro Principio do Código de Ética: “Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.”
Abordaremos o tema a partir de dois textos ao qual tomamos como referência, o primeiro é de Adolfo Sanches Vazques: Responsabilidade moral, determinismo e liberdade. In ética; e em seguida o de Marilena Chaui: A liberdade. Convite à filosofia.
O seminário trás fundamentos principais sobre a questão de liberdade para estes autores, num sentido tanto quanto mais técnico para Vazques, como algo mais filosófico para Chaui. Segue anexo Relatório de entrevistas realizadas que não foram para o vídeo apresentado em sala: Liberdade.
Responsabilidade Moral, Determinismo e Liberdade
Adolfo Sanches Vazques
1. Condições da responsabilidade moral
Um dos índices fundamentais do progresso moral é a elevação da responsabilidade dos indivíduos ou dos grupos sociais no seu comportamento moral. De fato atos propriamente morais são aqueles nos quais podemos atribuir ao agente uma responsabilidade não só pelo que se propôs a realizar, mas também pelos resultados ou consequências da ação. Mas o problema da responsabilidade moral está relacionado, por sua vez com a da necessidade e liberdades humanas, pois somente admitindo que o agente tenha certa liberdade de opção e de decisão é que se pode responsabiliza-lo pelos seus atos. Por isto, não basta julgar determinado ato segundo uma norma ou regra de ação, mas é preciso examinar as condições concretas nas quais ele se realiza, a fim de determinar se existe a possibilidade de opção