Civilização
CIVILIZAÇÃO
MICHAEL VILELA DE CASTILHO
PROFESSOR WILSON DE OLIVEIRA NETO
História Antiga
Joinville – SC
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Civilização é um termo amplamente discutido em História, que pode ser entendido a partir de diversas perspectivas, diversos autores apresentam diversos pontos de vista a respeito do assunto, o que não torna o termo de fácil compreensão.
Este trabalho tem como objetivo expor esses diversos conceitos, explicando a origem do conceito, assim como as diversas perspectivas a respeito do tema. Este trabalho também tem como objetivo mostrar os diversos fatores que criaram as civilizações além de falar um pouco sobre as relações entre as diversas civilizações.
Para os fins deste trabalho, foram usados como referência apenas alguns autores entre os diversos que abordam tal tema, apesar disso, este trabalho procura cumprir com o objetivo de abordar de forma resumida tal tema.
1 SURGIMENTO DO CONCEITO DE CIVILIZAÇÃO
O conceito de civilização surgiu na França Iluminista do século XVIII, surgiu como uma distinção entre a sociedade ocidental e outras sociedades, consideradas inferiores. Civilização é o oposto de barbárie, ser civilizado era bom, era ser culto e ter maneiras, outros povos, menos desenvolvidos tecnologicamente e intelectualmente, eram considerados bárbaros, inferiores.
No senso comum, a palavra civilização tem esse sentido, é comum ouvir alguém usar o termo civilizado para descrever alguém com modos, culto, etc. É comum também, ouvirmos dizer que civilização é a cidade, e que alguém, quando volta do campo, está voltando para a civilização, para o mundo civilizado.
Com a teoria da evolução de Darwin, muitos estudiosos da época adotaram a teoria a humanidade, como se o ser humano estivesse em evolução, as diversas sociedades primitivas estavam ainda no estágio