Cia industrial lsm
2.1 Histórico
A Companhia Industrial Fluminense, membro do Grupo Metallurg da AMG(Advanced Metallurgical Group), foi fundada por um grupo de portugueses, em 1912, com o objetivo de fabricar fósforos em Niterói (RJ).
Em 1950, o empresário espanhol Ramon Fraga adquiriu a empresa dos portugueses e a fábrica passou a atuar no ramo de mineração, com a separação dos minérios de Cassiterita, Columbita e Tantalita. Esses minérios eram adquiridos em Minas Gerais, principalmente na região de São João del Rei.
Em 1960, com a chegada da Cemig em São João del Rei, a Usina de Carandaí, no município de Coronel Xavier Chaves, foi desativada e, posteriormente, adquirida por Ramos Fraga. Com a aquisição, o empresário transferiu parcialmente a CIF para São João del Rei, onde passou a processar minérios de Cassiterita (Estanho), Columbita (Nióbio) e Tantalita (Tântalo).
Poucos anos mais tarde, todas as atividades foram transferidas para Minas Gerais e a fábrica iniciou também a produção de Silício Metálico Mischmetal (Terras Raras) e Cloreto de Estanho, com seu escritório comercial em São Paulo.
Em 1978, o Grupo Metallurg (EUA) adquiriu a Companhia Estanho Minas Brasil (Mibra), com reservas de Tantalita, Microlita, Columbita e Cassiterita tornando-se responsável por grande parte de suprimentos de minério.Em 1979, O Grupo Metallurg adquiriu também a CIF, aumentando sua tecnologia em metais, Óxido de Tântalo e Nióbio.
Em 1991, iniciou um processo de modernização instalando novos equipamentos que possibilitaram alavancar a qualidade de seus produtos.Grandes investimentos também foram feitos em treinamento de empregados e novos métodos de trabalho foram adotados. Sendo que em 1993 a Mibra foi incorporada à CIF.
A partir de 1996, concentrou sua atuação em Ligas de Alumínio/Tabletes e Óxido de Tântalo/Nióbio, que garantiram a ela maior diferencial de tecnologia e qualidade agregadas aos produtos.
Nos inícios dos anos 2000 com qualidade e serviço