Cultura e Civilização
Para entender um pouco mais, viajaremos para a Europa para entender “o berço da civilização”. Estudiosos ainda debatem sobre exatamente o que precisa estar presente em uma cultura para que ela seja considerada uma civilização. Geralmente, um grupo de pessoas que vive junto em um único lugar e têm estruturas sociais, políticas, econômicas e religiosas é considerado uma civilização. Explicava o estudioso Matthias Tomczak. "Se a cultura é comportamento, a civilização é estrutura".
Por definição, a Mesopotâmia realmente era uma civilização de verdade. A partir de cerca de 4 mil anos a.C., as cidades começaram a aparecer entre os rios Tigre e Eufrates. A agricultura (Cultura) atraiu as primeiras pessoas para as margens dos rios da Mesopotâmia. Porém, quando elas descobriram como redirecionar a água por meio de canais, conseguiram irrigar campos distantes. Com um fornecimento de comida capaz de sustentar um grande número de pessoas, as cidades começaram a se desenvolver.
Assim com o surgimento de cidades começaram a nascer uma língua própria, danças, roupas e muitas outras coisas. Principalmente as artes, como esta escultura, com 5000 a.c.
Com esse pequeno trecho narrado acima se pode observar que, a cultura estava presente desde os surgimentos das primeiras cidades, até então não consideradas civilizações. Pois, só se atinge uma civilização em longo prazo, ao longo do tempo, segurando num fio que não se acaba de desenrolar.
Cultura, usada principalmente como o cultivo da terra, toma forças para um lado mais