Cultura Organizacional
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar as principais idéias apresentadas por autores renomados e especialistas no assunto da cultura organizacional.
Será apresentando o conceito de cultura organizacional para melhor entendermos como a cultura afeta os indivíduos dentro da organização, sendo também analisaremos as diferenças entre a cultura oficial e a cultura informal e qual o papel que a liderança tem quando se pretende fazer uma mudança nessa cultura.
Também será analisado a organização como esfera cultural e simbólica e também o que o poder afeta nestas organizações.
A cultura organizacional como variável
“A organização tem uma cultura”
A organização pode ser definida como um sistema que é composto por subsistemas, onde há uma cultura que pode mudar com o tempo.
Dentro da organização existe o subsistema humano e cultural, onde esses subsistemas interagem entre os elementos informais e os formais.
Os elementos formais instituem as normas e valores da organização, ou seja, a cultura oficial da organização com base nas relações informais, onde convivem diariamente.
O autor Edgar Schein descreve a organização como uma cultura variável, pois pode mudar com o passar do tempo e é analisando como esses subsistemas interagem que podemos conceitualizar a organização.
Conceitualizando a Cultura Organizacional Segundo Schein
Este mesmo autor analisou e conceituou a cultura das organizações, que podem ser percebidas por seus objetos visíveis e físicos e também pelo meio da linguagem dos símbolos, dos mitos, dos rituais e das cerimônias dentro da organização.
Essas organizações na busca pela sobrevivência têm alguns problemas a serem resolvidos, como o de adaptar-se ao meio ambiente empresarial, onde deve se desenvolver novas estratégias, entre outros métodos.
Outro problema é o de manter a coerência interna, que é a busca pelo equilíbrio entre a integração e a diferenciação dos