cultura organizacional em organizações públicas no brasil
1 INTRODUÇÃO
A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica apresenta-se como elemento facilitador na produção de conhecimentos. É uma ferramenta capaz de auxiliar e entender os processos de buscas de respostas, ou seja, um meio para obtenção do conhecimento. Sendo assim, possibilita um maior aprofundamento e direcionamento da pesquisa, apoiando o pesquisador em todas as etapas de seu estudo.
A disciplina elenca a estrutura de trabalhos acadêmicos facilitando o ordenamento das idéias e assim uma redação clara, precisa, comunicativa e consistente.
Um texto é claro quando não deixa margem a interpretações diferentes da que o autor quer comunicar. Uma linguagem muito rebuscada que utiliza termos desnecessários desvia a atenção de quem lê e pode confundir.
Um texto deve ser redigido utilizando linguagem precisa, isto é, cada palavra empregada traduz exatamente o pensamento que se deseja transmitir. É mais fácil ser preciso na linguagem científica do que na literária, na qual a escolha de termos é bem mais ampla. De qualquer forma, a seleção dos termos e a cautela no uso de expressões coloquiais devem estar sempre presentes na redação acadêmica.
Já a comunicabilidade é essencial na linguagem científica, em que os temas devem ser abordados de maneira direta e simples, com lógica e continuidade no desenvolvimento das idéias. É muito desagradável uma leitura em que frases substituem simples palavras ou quando a seqüência das idéias apresentadas é interrompida atrapalhando o entendimento.
Finalmente, o princípio da consistência é um importante elemento do estilo e pode ser considerado sob três dimensões: expressão gramatical (por exemplo, um erro comum que ocorre na enumeração de itens: o primeiro é substantivo, o segundo uma frase e o terceiro um período completo); categoria (as seções de um capítulo devem manter um equilíbrio, ou seja, conteúdos