Fichamento do texto " cultura organizacional em organizações públicas no brasil”
ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NO
BRASIL” - PIRES, J. C. de S; MACÊDO, K. B.
“No contexto das organizações públicas, a luta de forças se manifesta entre o “novo e o velho”, isto é, as transformações e inovações das organizações no mundo contemporâneo ante uma dinâmica e uma burocracia arraigadas. As organizações públicas se deparam com a necessidade do novo tanto em aspectos administrativos quanto em políticos. Mais que isso, necessitam criativamente integrar aspectos políticos e técnicos, sendo essa junção inerente e fundamental para as ações nesse campo”( Pg. 3)
Neste trecho, o autor assume que em decorrência das inovações adotadas no mundo atual, as organizações públicas no Brasil passam por transformações que encaram a necessidade de um afastamento do “velho” em nome do “novo” tanto nos aspectos administrativos quanto políticos. Para o autor, é conveniente uma integração entre esses dois aspectos para que se alcance uma melhor atuação dessas organizações e para isso, deve-se traçar estratégias para descrever organizações públicas aptas a atingir objetivos, que resultem no fornecimento de serviços eficientes para a sociedade.
“Assim, pode-se dizer que por cultura entende-se aqui um conjunto complexo e multidimensional de tudo o que constitui a vida em comum nos grupos sociais. Seria ainda um conjunto de modos de pensar, de sentir e de agir, mais ou menos formalizados, os quais, tendo sido aprendidos e sendo partilhados por uma pluralidade de pessoas, servem de maneira ao mesmo tempo objetiva e simbólica, e passam a integrar essas pessoas em uma coletividade distinta de outras. É o resultado de ações cujos componentes e determinantes são compartilhados e transmitidos pelos membros de um dado grupo.”(Pg. 4)
“A preocupação em levantar as caracteres ticas da cultura brasileira não é recente, visto que desde a década de 1930 vêm se desenvolvendo estudos e