Cultura organizacional em organizações públicas no brasil
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
POLO PATO BRANCO
ELIANDRA GREGGIO
GRACIELLE COZER
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO SETOR PUBLICO
Trabalho apresentado ao Prof. Marcos de Castro, da disciplina de Seminários Temáticos I, como requisito parcial de avaliação.
FRANCISCO BELTRÃO
JULHO/2011
1. INTRODUÇÃO
A utilização de sistemas informatizados nas organizações publica tornou-se uma pratica bastante comum, embora muitas vezes eles apresentemos deficiência ou acabam ficando defasados, antigos devido a falta de atualização e avaliação porem um modelo tecnológico voltado para soluções abertas e aderentes a padrões internacionais, vem propiciando ao setor publico um investimento cada vez maior em tecnologia criando sistemas mais ágeis eficientes voltados não somente para a automatização dos processos, mas dar suporte para tomada de decisões .
Através de troca de experiências e possível racionalizar recursos adotando soluções conjuntas e padronizadas, E o caso do Sistema Cooperado de Saúde em que os municípios cujo objetivo comum era criar um sistema de informação para as secretarias de saúde para gerenciarem o SUS, trocaram experiências e desenvolveram um produto que embora sofrendo mudanças tecnológicas se mantém dentro do modelo conceitual.
O objetivo principal neste estudo é avaliar um sistema de informação em fase pós-implementação. A avaliação periódica é indispensável a fim de serem identificadas eventuais distorções e desvios de suas funções.
Na primeira parte deste trabalho é feita breve descrição do SIP, Na segunda são analisados os resultados da aplicação do instrumento escolhido para a coleta de dados, faz-se uma revisão de conceitos e definições da área de sistemas de informação, Na parte final as conclusões.
2. DESENVOLVIMENTO
Com a Municipalização da Saúde, os municípios se