Projeto de intervençao
SERVIÇO SOCIAL
LUCIVANIA COSTA DE SOUZA OLIVEIRA
projeto de intervenção
A MULHER GESTANTE E SEUS DIREITOS
Feira de Santana
2011
LUCIVANIA COSTA DE SOUZA OLIVEIRA
projeto de intervenção
A MULHER GESTANTE E SEUS DIREITOS
Trabalho interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Feira de Santana
2011
SUMÁRIO IDENTIFICAÇÃO 4 JUSTIFICATIVA 4 OBJETIVO GERAL 5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5 METAS 5 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 6 RECURSOS HUMANOS 6 RECURSOS MATERIAIS 7 CRONOGRAMA 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
IDENTIFICAÇÃO
Título: Democratização das leis que amparam os direitos de gestantes e parturientes.
Natureza do Projeto: Projeto de Intervenção.
Local: Hospital Geral Clériston Andrade
Município: Feira de Santana
Estado: Bahia
JUSTIFICATIVA Toda gestante necessita de cuidados específicos para assegurar uma gravidez tranqüila e a saúde do bebê que está a caminho. Além das mudanças orgânicas que a mulher sofre, o fato de a mulher estar carregando um feto no útero pede cuidados especiais durante este período.
Porem é notório que muitas mulheres não conhecem os seus direitos no período da gestação e no pós-parto. Na saúde a mulher gestante possui leis que as amparam, durante o pré-natal, no parto e pós- parto, sendo mescladas por direitos sociais, direitos trabalhistas e os direitos da saúde que disponibiliza exames de sangue, papanicolau, urina, entre outros, tendo elas também o direito a políticas públicas de saúde, a humanização do parto, certidões de nascimento gratuitas para seus filhos, e ao planejamento familiar.
Destacamos que é de responsabilidade do Estado à consolidação e efetivação das Políticas Públicas e o posicionamento do Serviço Social na ampliação e consolidação desses direitos, eliminação de todas as formas de preconceito, respeito à adversidade e o compromisso com a qualidade dos serviços prestados nessa instituição.
Para tanto se