Projeto momento de lazer
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, e visa a refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. Outra conquista desse público foi o Estatuto do Idoso, Lei nº. 10.741 de 1º de outubro de 2004, que regulamenta os direitos das pessoas com mais de 60 anos em temas como saúde, transporte, lazer e atendimento prioritário para os idosos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população mundial está cada vez mais idosa, e as perspectivas mostram que até 2025 haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O envelhecimento da população tornou-se um desafio para a saúde pública, devido à repercussão nos diversos níveis da assistência, aumentando a demanda de novos recursos e estruturas, visando proporcionar a integralidade da assistência aos idosos (COTTA ETAL, 2006).
Para GEIS (2003), ao longo de uma vida, as pessoas de qualquer nível social, cultural e econômico, trabalham para que possam desfrutar de uma boa aposentadoria, e assim, deverão estar preparadas em todos os aspectos, para enfrentar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto fisicamente, quanto psicologicamente. Pois nessa fase, a maioria se isola de todos os amigos, e da vida social que costumava ter. E a partir dai, muitos procuram numa atividade suprir essa carência.
De acordo com a OMS (2005) dentre o processo de envelhecimento pode destacar o conceito de envelhecimento ativo, definido como o processo de otimização de oportunidade para a saúde, participação e segurança de modo a realçar a qualidade de vida na medida em que as pessoas envelhecem.
O conceito de qualidade de vida é entendido enquanto fenômeno que inter-relaciona com as diversas dimensões do ser humano. Complementando: qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que se aproxima do grau de satisfação encontrada na vida familiar, amorosa social e ambiental ( MINAYO, 2000).
O conteúdo social do lazer revela-se