Cultura Global
Boa leitura e divirta-se aprendendo!
Beijos no coração
Profa. LEILA (eu na foto)
A taça dos bons negócios Carlos Alberto Júlio
De um jantar com Peter Drucker nasce a paixão por vinhos e a consciência do quanto esta bebida pode estar ligada ao mundo dos negócios.
Vou repetir uma historia que já contei, mas é o melhor inicio de texto que pensei para este novo tema, portanto, não pare de ler nos primeiros parágrafos, pois o novo virá logo a seguir. Já no crepúsculo de sua vida, o pensador e economista Peter Drucker, o pai da moderna ciência da Administração, recebeu-me para um jantar em sua casa, em Claremont, na
Califórnia (EUA). A longa conversa foi regada por um ótimo vinho Napa Valley. Homem de múltiplos conhecimentos, Drucker discorria sobre qualquer assunto, da gestão de grandes empresas ao desenho urbano das cidades brasileiras.
Em certo momento, manifestei-lhe uma curiosidade.
- Professor, como o senhor consegue saber tanto, com tanta profundidade, sobre tantos assuntos? Com um sorriso quase adolescente nos lábios, ele me respondeu:
- Easy, Julio, easy. Quando eu tinha vinte e poucos anos, resolvi eleger um assunto, fora de minha área profissional, e estudá-lo a fundo durante cinco anos. Depois, passei a outro.
Hoje, com mais de 90 anos, posso afirmar que conheço relativamente bem pelo menos uns
14 temas.
Naquele momento, sem hesitação, decidi copiar aquele método quinquenal de estudo. No entanto, Drucker prosseguiu dissertando sobre a busca do conhecimento.
- Sabe Júlio, quando tomei essa decisão há 70 anos, levava mais tempo para encontrar o conteúdo do que para estudá-lo e absorvê-lo. Hoje, com a Internet, grandes livrarias e inúmeras bibliotecas, a minha recomendação é que você eleja dois temas a cada três anos.
Dessa forma, refiz imediatamente minha agenda futura. Nos três anos seguintes, passei a me dedicar ao estudo de dois temas que sempre tinham me fascinado: a Filosofia e o