urografia
NOME: EVANDRO ALBERTO FERNANDES
PROF: ROGERIO MANZALE
COMO E FEITA A UROGRAFIA EXCRETORA
Urografia excretora é um tipo especifico de radiologia que utiliza o raio x como forma de obter imagens do aparelho urinário e com isso detectar cálculos renais, tumores ou outro tipo de lesões . Após a administração do contraste por via venosa, atrasos no movimento (fluxo) do mesmo, poderão indicar um bloqueio correspondente a algum tipo de obstrução.
UROGRAFIA EXCRETORA
° Antes de efetuar o exame, o seu médico assistente irá explicar o método com que ~e realizada a urografia, sendo ainda este o momento oportuno para tirar todas as dúvidas e solicitar qualquer esclarecimento.
° O profissional fará um levantamento do histórico clinico do paciente, para saber se existem alergias e doenças crônicas.
° Eventualmente poderão ser requeridas análises complementares para que seja possível certificar que seus rins irão tolerar a administração do contraste.
° Será necessário que assine um termo de responsabilidade dando sua autorização para a realização do exame, uma vez que o mesmo implica o uso de um contraste que poderá ser, alguns casos pontuais, de algum risco.
° É requerido um tempo de jejum que poderá variar de 8 a 10 horas.
° Poderá se efetuada a prescrição clinica de um laxante ou efetuado um enema para esvaziar os intestinos e com isso se conseguir uma melhor visualização no exame.
PROCEDIMENTO
São retiradas as roupas, jóias e qualquer tipo de objetos que possa causar inteferência durante a urografia.
É introduzida uma linha intravenosa (IV) geralmente na zona da mão ou do braço
É pedido para que o paciente se deite na mesa de rx, de face virada para cima.
Procede-se à injeção do contraste. Nesta fase é normal sentir-se alguns sintomas típicos resultantes da circulação do mesmo no sistema sanguíneo entre eles ; sensação de rubor, sabor estranho metálico ou salgado na boca, náuseas e/ ou vomito,ligeira dor de cabeça.
O