Resumo sobre o artigo - cultura organizacional brasileira pós-globalização: global ou local?
CURSO: BACHARELADO EM ADM
AULA: CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIOANAL
ALUNO: PAULO JOSÉ MONTEIRO DE MORAIS
RESUMO SOBRE O ARTIGO - CULTURA ORGANIZACIONAL BRASILEIRA PÓS-GLOBALIZAÇÃO: GLOBAL OU LOCAL?
RESUMO SOBRE O ARTIGO - CULTURA ORGANIZACIONAL BRASILEIRA PÓS-GLOBALIZAÇÃO: GLOBAL OU LOCAL?
Este resumo tem como objetivo passar de forma sucinta o conteúdo do artigo estudado. O texto aborda os impactos da globalização nas culturas organizacionais e na forma gerenciar das empresas brasileiras, uma vez que hoje é comum a organizações estarem se unificando para, ou adotando novas formas de comando para se manterem competitivas num mercado cada vez mais ágil.
Isso vem ocorrendo desde a década de 90, quando o mercado nacional foi aberto as industrias estrangeiras, automaticamente foi necessário que as empresas locais tomassem uma atitude a fim de se enquadrarem na nova situação econômica.
Sendo assim, criou-se o debate se o que ocorrera poderia ser uma homogeneização ou hibridização, ou seja, se estamos passando por um processo de padronização cultural e gerencial ou uma adaptação dos princípios estrangeiros com a o jeito brasileiro de administrar.
E, segundo o artigo, chegou-se a conclusão que essas teorias ocorrem simultaneamente, uma vez que ocorre uma padronização, há também uma união de culturas, onde resulta num novo modo híbrido de gerenciar.
Os elementos principais nesse processo são os gestores, que necessitam ser eficientes mesmo que os paramentos sejam complexos e não totalmente definidos.
Para entender melhor sobre isso, houve um estudo envolvendo gestores brasileiros e estrangeiros, com mais de 3 anos de experiência como gestores e que trabalharam tanto no Brasil quando em outros países nessa função.
Através dos resultados obtidos, o artigo chega à conclusão que há ainda uma dificuldade de aceitação em fatores da cultura brasileira pela visão internacional. É necessário ficar atento em 4