Cultura de uma empresa
Minha empresa se preocupa muito com o bem-estar de seus funcionários, se o ambiente é agradável, se a relação entre eles está boa. Há interesse constante sobre os problemas e conquistas pessoais, entre chefe e funcionário. O vínculo de amizade existe.
O trabalho em equipe é fundamental para que todos obtenham sucesso. Aqui é muito mais importante que se cumpra o que foi pedido em um certo prazo do que cumprir horários rígidos, “bater cartão”. Dentro da organização cada um é responsável pela sua área. Não há níveis de hierarquia. Somente um chefe e um coordenador para cada área. È uma empresa pequena com apenas 6 funcionários, onde 3 são familiares. É um ambiente acolhedor.
As atividades exercidas por mim são bem diversificadas, então não corro o risco de cair na monotonia. Cada vez mais confiança é dada a mim e aos funcionários já existente na organização.
Procura-se sempre resolver os problemas que surgem com a maior clareza e integridade.
Cultura são valores e comportamentos compartilhados pelos integrantes de um grupo. A cultura de uma empresa, portanto, são os valores e os comportamentos compartilhados entre os funcionários de uma determinada organização.
Ou seja, A essência de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes.
Componentes da cultura organizacional
Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos,