A Cultura de Uma Empresa
Dedicatória I
Agradecimento II
Introdução 1
A Cultura De Uma Empresa 2
Avalie A Cultura Da Empresa (Existem Comportamentos Prejudicando A Estratégia Do Negócio?) 3
Determine A Cultura Desejada Para A Empresa (Como Precisamos Que As Pessoas Se Comportem Para Atingir Nossa Estratégia?) 3
Alinhe A Cultura Da Empresa (Como Administrar A Cultura Que Irá Apoiar E Valorizar Estes Comportamentos?) 4
A Importância Da Cultura Organizacional Para Uma Empresa 5
O Positivo E O Negativo De Uma Política Organizacional 6
Resultados De Uma Cultura Bem Transmitida 6
Princípios 7
Conflitos 7
Solução De Conflitos Numa Empresa 9
Conclusão 11
Bibliografia 12
INTRODUÇÃO
Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objectivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos factores produtivos (trabalho, terra e capital).
As empresas podem ser classificadas de acordo com a actividade económica que desenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do sector primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do sector secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do sector terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).
A CULTURA DE UMA EMPRESA
Cultura são valores e comportamentos compartilhados pelos integrantes de um grupo. A cultura de uma empresa, portanto, são os valores e os comportamentos compartilhados entre os funcionários de uma determinada organização.
A gestão dessa cultura é de vital importância pois ela pode construir ou destruir sua organização. Empresas com uma cultura adaptativa que está continuamente alinhada com suas metas de negócio superam seus concorrentes de forma rotineira. Alguns estudos inclusive apontam a diferença em 200% ou mais.