Cultura fora e dentro da empresa
CULTURA:FORA E DENTRO DA EMPRESA
A unificação dos mercados internacionais é uma boa forma de se pensar em Comunicação Empresarial.Existem muitas empresas que realizam negócios com empresas de outros países, com culturas diferentes.
Hoje em dia, saber falar e escrever em outras línguas já não é um diferencial, e sim uma necessidade.Para se realizar negócios entre empresas de diferentes países é fundamental conhecer sua cultura, hábitos, costumes, etc.
As relações interpessoais, relações de gênero, espacialidade e maneira de decidir, também são aspectos importantes quando vamos negociar e interagir com pessoas de diferentes culturas.
É muito importante, também, quando vamos interagir com pessoas de outro país que nós não façamos nenhum comparativo da cultura da pessoa com a cultura do nosso país.
CULTURAL ORGANIZACIONAL
O termo cultural organizacional passou a ser um discurso forte nas pesquisas e publicações acadêmicas.Freitas(1991) destaca que, no âmbito popular, o sucesso das empresas japonesas, com seu forte apelo cultural, tem sido considerado relevante.
Deal e Kennedy(1982 apud Freitas1991) dizem que a construção da uma cultural dentro das organizações é causada pela insegurança gerada na sociedade com as constantes mudanças culturais da realidade
Definindo os elementos que constituem uma organização são muito importantes para se criar um identidade, por isso existe uma grande importância da cultural organizacional.Existem os princípios que são fáceis de se perceber, mas alguns só podem ser percebidos através de uma análise das ações da empresa.Patrocínios para se realizar eventos para comunidade, consciência ambiental são exemplos de ações que revelam um senso de valor por parte da empresa.As empresas que já definiram essas ações, costumam mostrá-las para funcionários e clientes.Para o cliente, conhecer a cultural organizacional de uma empresa faz com que ele possa conhecer como é realizado a