Cultura Organizacional
Teoria Geral da Administração
Da Revolução Urbana à Revolução Digital
Autor: Antônio César Amaru Maximiliano
Editora Atlas
Conforme Maximiliano, no livro Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital, para resolver problemas de convivência e relação em grupos resolve-se analisar a cultura, que se referem a experiências, conhecimentos e valores de cada integrante de um grupo. Para ser aceito em um determinado grupo, muitas vezes é preciso entender e/ou adotar os padrões culturais. O entendimento do conceito cultura é deveras determinante para as relações humanas. Na definição de Edgar Schein, cultura é “Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar(...)funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e ensinadas a outros integrantes(...)forma válida(...)”. Entender a cultura é aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais para serem aceitos.
A cultura organizacional é estudada com análises de grupos e o que esta mais explicito são os artefatos, a linguagem e os hábitos. Logo vem as histórias, mitos e heróis e o mais difícil de perceber, o que não conseguimos revelação apenas com a observação são os valores e crenças. Dentro de uma organização podemos observar diversos componentes que influenciam na cultura, como:
Artefatos: arquitetura, veículos, roupas, recursos materiais. Este item é a primeira impressão que ficamos de uma organização.
Tecnologia: conhecimento utilizado dentro da empresa para resolver problemas e repensar os processos.
Símbolos: comportamentos e objetos que transmitem mensagens dentro da empresa, como a linguagem, arquitetura, vestuário, histórias, mitos e heróis, rituais e cerimonias.
Valores: crenças, preconceitos, ideologias, atitudes, o que estanho inconsciente, na base das normas de conduta.
As funções da cultura dentro das organizações são diversas, definir a forma de interação entre os colaboradores, padronizar, é basicamente seguir as