Cultura de empresa
Contributos para a clarificação de um conceito
Introdução
O papel da cultura nos processos de mudança social desencadeou um novo olhar sobre o modo de funcionamento das organizações.
A cultura, enquanto sistema estruturado de representações, coloca-se hoje no centro da análise sociológica das relações de trabalho num dado contexto organizacional. D in âm ica C u ltu ral d as O rg an izações
Processos de regulação sociale culturalorganizacional
Uma empresa enquanto lugar de uma envolvência de diversificação de culturas está constantemente exposta a situações de instabilidade devido a vários fatores culturais que se interagem e que podem afetar de uma forma negativa o desempenho e funcionamento de uma organização. A cultura organizacional surge assim como um fator especifico da capacidade de confrontar as mudanças na empresa. Neste âmbito foram desenvolvidos varias investigações e modelos culturais de relações interpessoais, hierárquicas e de grupo.
D in âm ica C u ltu ral d as O rg an izações
Processos de regulação sociale culturalorganizacional
Teses desenvolvidas:
M.Liu
E. Reynaud
P. Bate
D in âm ica C u ltu ral d as O rg an izações
O efeito d e con tin g ên cia d a cu ltu ra n acion al n a cu ltu ra d a org an ização
A ideia de que a cultura nacional influencia a estrutura da organização, tem sido alvo de uma longa reflexão quanto ao aperfeiçoamento dos processos de gestão da empresa.
Teses desenvolvidas:
M.Crozier
G.Hofstede
P. D’Iribarne
ID EN TID A D ES C U LTU R A IS N A O R G A N IZ A Ç Ã O
A form ação das identidades nos coletivos de trabalho
A formação de identidades coletivas nas situações de trabalho permite apreender os comportamentos do grupo e definir as culturas das empresas, a partir das situações de trabalho, das posições hierárquicas e da organização técnica da produção.
Tese de estudo:
R.Sainsaulieu
C U LTU R A D A