Cultura nas empresas
Os métodos e técnicas da Antropologia estão sendo a cada dia mais essenciais à compreensão das empresas e seus mercados e ao planejamento de seu futuro. Descobrindo e revelando hábitos e costumes dos consumidores, a antropologia e a etnografia vêm sendo utilizadas por grandes organizações e agências de publicidade e comunicação em geral para o planejamento de novos produtos e serviços. Toda empresa possui uma “cultura” que está oculta e que na verdade a define e a diferencia das demais.
E como definir esta cultura?
Essa “cultura” é formada e moldada pelo conjunto das tradições (passado), necessidades (presente) e aspirações (futuro) da empresa e seus dirigentes. Com o conhecimento desta “cultura”, a empresa pode crescer com segurança aproveitando as razões de seu sucesso e modificando o que for necessário, sem romper com valores fundamentais da empresa e das pessoas.
Descobrindo, revelando e respeitando os valores culturais e o conjunto de crenças e valores nem sempre explícitos de uma empresa ou organização, as pessoas que a compõem podem dar muito mais energia e dedicação ao que fazem levando a empresa ou organização ao sucesso. Essa é a base do trabalho da antropologia empresarial.
Fonte: Prof. Luiz Marins: antropologia empresarial | Portal Carreira & Sucesso
O senhor é antropólogo, historiador e cientista político. Com essa base, como é possível definir o cenário atual das empresas e dos profissionais brasileiros?
A flexibilidade do profissional brasileiro é muito positiva. O que faz falta é fazer “lição de casa”, ou seja, estudar, buscar dados e informações com consistência. Há muita opinião sem apresentação de fundamentos e isso não é bom para o profissional brasileiro. Ele acredita que a “criativade” resolve todos os problemas. Nem sempre é assim. Há momentos em que a pesquisa bem feita, com metodologia científica e estruturada é