Filtro capacitivo
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
ENG 1550 – ELETRÔNICA GERAL
TURMA A01/2
PROFESSOR: ANTÔNIO MARCOS MEDEIROS
EXPERIÊNCIA 4 : O FILTRO CAPACITIVO
Equipe:
Dione Ramos de Lima
Guilherme Almeida Nascimento
Pedro Henrique de Brito Souza
Pedro Henrique Campos
Rafaell Volpp
Goiânia, 27 de agosto de 2012.
O filtro capacitivo
Resumo
Este relatório tem como tema “Circuitos Retificadores com Filtro Capacitivo”.
Segue, na Introdução Teórica, uma breve explicação sobre o princípio de funcionamento dos capacitores, sua energia armazenada e filtros capacitivos, para uma melhor introdução e explanação sobre retificadores de meia onda e de onda completa e seu princípio de funcionamento. Logo após temos o procedimento prático para dar mais sustentação a teoria terminando o relatório com 3 questões.
Fundamentação teórica
Capacitores
Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica.
Podem ser esféricos, cilíndricos ou planos, constituindo-se de dois condutores denominados armaduras que, ao serem eletrizados, num processo de indução total, armazenam cargas elétricas de mesmo valor absoluto, porém de sinais contrários.
O capacitor tem inúmeras aplicações na eletrônica, podendo servir para armazenar energia elétrica, carregando-se e descarregando-se muitas vezes por segundo. Na eletrônica, para pequenas variações da diferença de potencial, o capacitor pode fornecer ou absorver cargas elétricas, pode ainda gerar campos elétricos de diferentes intensidades ou muito intensos em pequenos volumes.
Capacitância
A carga elétrica armazenada em um capacitor é diretamente proporcional à diferença de potencial elétrico ao qual foi submetido.
Assim sendo, definimos capacidade eletrostática C de um capacitor como a razão entre o valor absoluto da carga elétrica Q que foi movimentada de uma armadura para