Cultura da Banana
A banana é uma fruta de grande importância mundial e o quarto alimento vegetal mais consumido no mundo, superada pelo arroz, trigo e milho. Segundo a FAO, o continente onde há a maior produção de banana é o asiático (40,9%), seguido pela América do Sul (27,3%). O Brasil é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas da Índia. Dentro do Brasil, a região Nordeste é responsável por 36% da produção nacional, mas o estado campeão de produção é São Paulo, seguido da Bahia e de Santa Catarina.
Descrição Botânica
A Banana (Musa spp.) é uma planta com um caule subterrâneo (rizoma), cujo tronco é um pseudocaule, formado pelas bases sobrepostas das folhas. As suas folhas são grandes, de cor verde clara e brilhante. As suas flores reúnem-se em cachos e surgem em séries a partir do chamado “coração” ou “umbigo” da bananeira. O fruto é uma cápsula com um formato alongado, de casca mole, com a polpa carnosa de cor amarelada, variável de acordo com a variedade.
Variedades
As variedades de bananeira mais difundidas no Brasil são: Prata, Pacovan, Prata Anã, Maçã, Mysore, Terra e D’Angola pertencentes ao grupo AAB e utilizadas unicamente para o mercado interno. Já as do grupo genômico AAA, Nanica, Nanicão e Grande Naine são usadas, principalmente, para exportação e são preferencialmente utilizadas na industrialização. Em menor escala, também são plantadas a Ouro (AA), Figo Cinza e Figo Vermelho (ABB), Caru Verde e Caru Roxa (AAA). Dentre estas, as variedades Prata, Prata Anã e Pacovan são responsáveis por aproximadamente 60% da área cultivada com banana no Brasil.
Propagação
As bananeiras são normalmente propagadas vegetativamente por meio de mudas desenvolvidas a partir de gemas do seu caule subterrâneo, o rizoma. O ideal é que as mudas sejam oriundas de viveiros, que são áreas estabelecidas com a finalidade exclusiva de produção de material propagativo de boa qualidade.
No caso da inexistência de viveiros, as mudas devem ser obtidas de bananal com