tld dosimetro termo luminescente
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: METROLOGIA
TRABALHO “VIM”
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O objetivo da dosimetria pessoal é determinar a exposição de radiação recebida pelo usuário em um determinado período de tempo. A sua utilização é exigida para operadores de equipamentos emissores de radiação em Clínicas Radiológicas tanto Odontológicas como Médicas, Indústrias, Laboratórios, etc.
A radiação ionizante absorvida fora dos limites admissíveis poderá acarretar danos biológicos e, portanto deve ser precisamente monitorada.
O dosímetro individual é a maneira mais utilizada para detectar exposições em operadores, pois é composto de pastilhas sensíveis a radiação ionizante e permite avaliar se a dose de radiação está ou não abaixo dos níveis de restrição.
Os dosímetros termoluminescentes são amplamente utilizados em radioterapia para medir a dose absorvida pelos indivíduos ocupacionalmente expostos (técnico, físico e médico).
FUNCIONAMENTO BÁSICO DO DOSIMETRO TERMOLUMINESCENTE - TLD
O dosímetro em um ambiente exposto à radiação acumula energia na forma de elétrons da banda de Valencia passando para a banda de Condução (energia química).
Após determinado período, este dosímetro é enviado a um laboratório onde é aquecido em uma câmara escura e a partir deste, entra em um processo de termoluminescência que consiste na emissão de luz ultravioleta para liberar essa energia que estava acumulada pelos elétrons na banda de condução. Observação: a intensidade da luz emitida é proporcional à dose de radiação absorvida. Figura 1: Diagrama esquemático de um TL [6]. Figura 2: TLD [7].
Figura 3: TLDs de anel, pulso e tórax [6,7].
Figura 4: TLD composição – sensor [8].
CONCEITO DE TERMOLUMINESCÊNCIA
A termoluminescência é a emissão de luz em resultado do aquecimento dos minerais em baixa temperatura, entre 50° e 475°C, sendo inferior à temperatura de incandescência, portanto,