niveis de adubação na cultura da banana
Solos Agrícolas ll
Aluno : Renan Candido dos santos Ra : 9825.12
A cultura da bananeira e uma atividade agrícola muito importante no Brasil, muito cultivada em pequenas propriedades, com mão de abra quase inteiramente familiar, na maior parte do país, mas as maiores propriedades de cultivo varejista, atacadista e agroindustrial se encontram na região do vale do são Francisco e no estado da Bahia. Os principais solos aptos ao cultivo da bananeira encontrados no Submédio do Vale do Rio São Francisco são pobres em fósforo e materia orgânica. Os Vertissolos, encontrados no município de Juazeiro-BA, apresentam baixa acidez e baixa disponibilidade de micronutrientes. Os Latossolos, Planossolos e Argissolos, normalmente, apresentam acidez leve ou moderada, exigindo que seja realizada a calagem.
Adubação fosfatada
A bananeira necessita de pequenas quantidades de fósforo, mas, se não aplicado, prejudica o desenvolvimento do sistema radicular da planta e, conseqüentemente, afeta a produção. A quantidade total recomendada deve ser colocada na cova, no plantio, em razão de sua baixa mobilidade no solo. Pode ser aplicado sob as formas de superfosfato simples (18% de P2O5) e superfosfato triplo (45% de P2O5). Em solos com altos teores em cálcio (> 7 cmolc/dm3) ou quando se utilizam mudas micropropagadas, as fontes mais recomendadas são o fosfato diamônico (DAP) (45% de P2O5) e fosfato monoamônico (MAP) (48% de P2O5). Anualmente, deve ser repetida a aplicação, após nova análise química do solo. Solos com teores de P acima de 30 mg/dm3 (extrator de Mehlich-1) dispensam a adubação fosfatada.
Adubação nitrogenada
O nitrogênio é um nutriente muito importante para o crescimento vegetativo da planta, recomendando-se de 160 a 400 kg de N mineral/ha/ano, dependendo da produtividade esperada. A primeira aplicação deve ser feita em cobertura, em torno de 30 a 45 dias após o plantio. Recomendam-se como adubos