trabalho do anderson fertilidade
Ranchão
Nova Mutum- MT
16/04/2015
Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão
Ranchão
Nova Mutum- MT
16/04/2015
Objetivo
O Trabalho em questão tem como objetivo desenvolver um sistema para recomendação de adubação e calagem para a cultura da bananeira, por meio da modelagem do requerimento e do suprimento de nutrientes, de modo que suas doses recomendadas variem continuamente com a produtividade esperada e com as necessidades do solo e da cultura.
Introdução
Dentre os diversos fatores que influenciam o crescimento e o desenvolvimento da bananeira, a nutrição é decisiva para obtenção de alta produtividade, uma vez que as plantas apresentam crescimento rápido e acumulam quantidades elevadas de nutrientes. Baixas produtividades da bananeira muitas vezes estão associadas à utilização de solos de baixa fertilidade e ao suprimento inadequado de nutrientes durante o ciclo da cultura.
Para recomendação de adubação, algumas pressuposições podem ser simplificadas e incorporadas a modelos mecanísticos. Essas simplificações normalmente envolvem diminuição no nível de detalhes e desconsideração de processos que quantitativamente são de menor importância, o que diminui bastante a quantidade de informações exigidas para alimentar o modelo. Isso torna o modelo suficientemente simples, para permitir seu entendimento e utilização, mas suficientemente complexo, para permitir sua utilização mais abrangente.
Calagem e adubação
O ponto de partida para suprir as necessidades nutricionais da bananeira começa com a realização da análise química e de fertilidade do solo e, quando possível, da análise química das folhas da planta. A amostragem do solo deve ser representativa de uma área uniforme quanto à cor e textura do solo, topografia, vegetação, produtividade, relevo e histórico da aplicação de corretivos e de fertilizantes. Recomenda-se retirar de 15 a 20