RESUMO DE INTRO A ECONOMIA
O processo de produção do conhecimento segundo a perspectiva metodológica da analise econômica deve indicar como, partindo-se de um conhecimento ideologicamente condicionado, os autores podem produzir ciência econômica de validade universal?
O processo de produção de conhecimento se estrutura a partir de duas etapas:
1) Visão
2) Análise
O processo de visão é a primeira abordagem do autor sobre um tema, o qual usa sua ideologia (não neutra, não provada e normativa) marcada pela apreensão do tempo em que vive. A ideologia deve de desapegar da teoria pela análise, para ser neutra e provada. Após o processo de visão, o processo analítico tem como objetivo retirar a ideologia produz relações entre causa e efeito, pelos fenômenos econômicos da escassez relativa. O processo analítico se faz a partir das disciplinas instrumentais (matemática, econometria, estatística..), que ajuda a compreender a realidade.
É impossível conhecer todos os aspetos da realidade, estuda-se apenas a parte pelo todo, uma fração diminuta, não é possível criar uma teoria para tudo, o conhecimento é infinito.
O progresso da ciência econômica depende do avanço teórico e da herança conceitua, tudo o que já foi estudado e as técnicas podem aperfeiçoar as teorias ao longo do tempo.
Nível de abstração
Quanto maior a validade, quanto mais universal, maior o nível de abstração, ou seja, a ciência tem um auto nível de abstração pois compreende um grande período de tempo, já a ideologia não, é realizada em sua época.
Assim quanto maior o nível de abstração, maior é valida sua permanência no tempo e maior seu alcance geográfico. Abstrair é identificar características de uma mesma coisa que permaneceu e permanece imutável durante toda a história e em todos os lugares.
Diferentes planos de abstração => diferentes interesses de estudosParticipa da produção e rapr
Economia Politica
(Sofre influência de outras ciências)