Economia 1° PERIODO
20:07
Textos da unidade:
•
•
•
•
Veblen;
David Hume;
Giovanni Levi;
Weber.
Página 1 de HEG I
VEBLEN
Datas Importantes:
Inicio das sociedades até a pré-revolução industrial.
terça-feira, 23 de julho de 2013
11:54
Tópicos do Dia:
Classe ociosa;
Propriedade privada;
Conservadorismo;
Empregos pecuniários;
Pessoas Importantes:
Veblen (1857 - 1929)
Tópico da Palestra:
A classe ociosa, surgiu quando ocorreu a necessidade de se separar tarefas, ou seja, a criação de hierarquia e a procura por status. Essa sociedade pré-capitalista, atribuiu valor a diversas tarefas, em que os indivíduos que exerciam tarefas dignas (Guerra; Igreja; Caça;
Esportes) possuíam honra e indivíduos que exerciam tarefas indignas (Agricultura, preparação de alimentos, limpeza - Tarefas diárias, rotineiras e relativamente fáceis) eram submissos, humilhados e vis. Para Veblen, o homem é superior a mulher, mas admite que são elas quem iniciam atividades produtivas como a agricultura.
Primeiramente, a honra estava atrelada a força. Só era da classe ociosa o homem que possuísse força e capacidade de emprega-la. Após esse período passa-se a assimilar honra a propriedade privada, ou seja, a acumulação de bens. Os ricos se tornaram a classe ociosa. Também foi considerado que quem era dessa classe não produzia.
A classe ociosa é conservadora pois, ela não faz parte orgânica da comunidade industrial. Nada a atinge direta e livremente, não a problemas suficientemente importantes para que ela mude seus hábitos, ideias e costumes.
O papel da classe ociosa na evolução social consiste em retardar o movimento e conservar o que é obsoleto.
A classe pobre também é conservadora, a energia dessa classe é absorvida na luta para a obtenção de sustento diário, não sobrando assim energia suficiente para pensar no dia de amanhã.
A classe ociosa atua no sentido de tornar conservadoras as classes mais