João Romão
A história, resumidamente, é sobre a criação e evolução do cortiço, da venda, e da pedreira que João Romão tem. Seu vizinho, o Miranda, é como se fosse um rival, já que eles brigam por terras (João quer aumentar o cortiço, e Miranda não deixa).
Bertoleza é uma escrava fugitiva que tinha juntado dinheiro e deu tudo pra João Romão para comprar sua liberdade, mas João gastou tudo em investimentos pro cortiço dele.
Gerômio e Piedade vieram de Portugal, representando na história um trabalhador honesto e uma mulher que não vive sem seu marido.
Rita Baiana é uma Mulher que segundo a história é bem sensual e atrai muitos homens em suas festas, que são muitas. Ela se envolve com Firmo no começo da história, mas o trai com Gerômio, assim como Gerômio trai Piedade.
COMO SÃO OS PERSONAGENS
JOAO ROMAO: é ambicioso e quer ficar rico de qualquer jeito, tem ambição o suficiente para enganar Bertoleza e querer superar Miranda.
BERTOLEZA: trabalha igual um jegue e foi enganada, pensando que estava livre. Uma hora o seu dono a achou e para não ser presa de novo, comete suicídio.
GEROMIO E PIEDADE: vem de Portugal para trabalhar, com condição de morar no cortiço e ir sempre na venda do joao romao. Ele é casado com piedade, mulher submissa que não arranja confusão com ninguém. Mas Rita baiana chama atenção de Gerômio, e eles acabam se envolvendo.
RITA BAIANA E FIRMO: Rita é muito bonita e sensual, sempre faz muitas festas pelo cortiço e chama a atenção de muitos homens, sendo um deles o Gerômio. Assim Rita trai Firmo, que acaba tendo muitas brigas feias com Gerômio. Numa delas o Firmo morre e todo o pessoal vem linchar Gerômio, que foge com Rita e deixa Piedade para traz.