Resumo do livro
João Romão é um comerciante que recebeu do seu antigo patrão que voltou para Portugal a venda onde trabalhou durante muito tempo. Com isso o comerciante passa a trabalhar, e juntar dinheiro com o objetivo de ficar rico. Bartoleza uma escrava que cuidava de uma quitanda vizinha, quando seu companheiro falece, ela e João Romão começaram a se aproximar, e João Romão ambicioso como sempre, aproveitou a oportunidade para enganar a escrava, e agora sua companheira dizendo á ela que deveria lhe dar suas economias para que ele pudesse comprar sua carta de alforria. Ele lhe entregar uma carta falsa.
Com as economias dos dois, João Romão compra alguns terrenos próximos a venda, os dois durante a noite passam a roubar materiais de construções do vizinho, para que possam construir pequenas casas para alugar, com o dinheiro que ganhava roubando no preço dos produtos que vendia João Romão também conseguiu comprar uma pedreira, que futuramente com o crescimento do cortiço ele poderia tirar daquele lugar matéria prima, e sua ambição começa a crescer cada vez mais.
Neste mesmo período da construção do cortiço, muda-se para a vizinhança um outro português chamado Miranda, que veio de Portugal fugindo de problemas conjugues junto com sua esposa Dona Estela e sua filha, Zulmira. Miranda e João Romão tinham uma briga por conta de terrenos que Miranda queria comprar perto de seu sobrado que pertenciam a João Romão que se recusava a vender.
O cortiço passa a crescer cada vez mais conforme os negócios de João Romão iam crescendo e dando lucros, agora com 95 casinhas em um local privilegiado, tinha ali todo tipo de gente, trabalhadores, mulheres da vida, lavadeiras, ladrões e outros.
Miranda mesmo sendo um burguês e aparentando estar em uma classe social melhor que os outros, tinha inveja de como João Romão conseguiu ficar rico sem fazer muitos “esforços”. Então para conseguir alcançar João Romão em questões financeiras, Miranda compra seu titulo de Barão.
No meio